Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

ainda sobre minha visita a turma da profe Ivone...



Caros colegas!


Gostaria de compartilhar com vocês a experiência do professor Dario. É uma pessoa dedicada e querida. Essa atividade está em seu portifólio com fotos, muito bem organizado. Segue abaixo o relato da sua prática:

Trabalhei o texto “Palavras”, lemos, discutimos e resolvemos que iríamos fazer pequenos livros intitulados palavras que expressam: tristeza; adjetivos; verbos; etc.
Os alunos puderam ilustrar ou fazer uso de recortes para ilustrar o que as palavras estavam significando.
Fiz essa atividade com a 8ªsérie que além de serem lentos na realização das atividades e apresentarem sérias dificuldades na produção, são de difícil motivação para desempenhar alguma atividade, mas, nessa demonstraram interesse em fazê-la.
Depois de apresentado aos colegas de classe escolhi um dos trabalhos para anexar ao meu relatório.
Gostei e adaptei a atividade com o texto “Trem de ferro” da TP5.
Digitei o texto e entreguei uma cópia para cada aluno, li e fiz as diferentes entonações que o texto propiciava. Depois dividi os alunos em equipes e eles tiveram que ilustrar as estrofes que lhes foram confiadas.
Os educandos gostaram da atividade e se empolgaram. Aproveitei o momento para dar seqüência aos substantivos que estávamos estudando.

No dia 14 – 07 – 09 nos reunimos novamente para mais um momento de socialização dos trabalhos desenvolvidos, bem como estudo da parte teórica sobre a elaboração do projeto que temos que elaborar e aplicar e que deverá ser de quarenta horas.
Fomos acolhidos pela professora formadora com uma linda mensagem, a lemos e alguns colegas fizeram comentários sobre a mesma.
Depois foi a vez da socialização, alguns conseguiram aplicar mais atividades do que outros. O comentário da maioria é que não dispomos de muito tempo para aplicação das atividades e também o fato de os alunos demorarem e terem dificuldades na língua portuguesa.
Na seqüência foi a vez da parte teórica e a professora Ivone falou de forma rápida e precisa sobre a estruturação do projeto.
Durante o decorrer da tarde fomos visitados pela Simone que é responsável pelo curso na SDR de Dionísio Cerqueira. Nesse momento as professoras de Palma Sola tiraram algumas dúvidas com Simone.
Na parte final da tarde a professora explicou a atividade que deveríamos trabalhar em duplas e construir o anúncio fazendo uso da linguagem verbal e não-verbal e revelar o objeto do anúncio somente no final.
Os trabalhos ficaram legais e terminamos a tarde com mais uma atividade interessante para desenvolvermos com nossos educandos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário